Skip to content

Personagem da semana: Eddie Jordan

31/05/2012
Eddie Jordan

Eddie Jordan

 

Ele está presente na Fórmula 1 há mais de 20 anos e certamente teve bons momentos, mas Eddie Jordan será sempre lembrado por ser bastante excêntrico. Para quem não sabe, o irlandês já foi piloto e até ganhou alguns campeonatos na sua juventude, entre eles o irlandês de kart em 1971 e a Fórmula Atlantic em 1978.

Sua carreira começou a deslanchar quando trocou a pilotagem pela gerência, ao fundar sua equipe de F3, a Eddie Jordan Racing. Com essa função ele pode lançar alguns pilotos que se tornaram bastante famosos. Em 1983, Martin Brundle fazia parte da equipe e terminou o campeonato de F3 como vice-campeão, atrás de Ayrton Senna. Em 1987, seu primeiro piloto, Johnny Herbert, venceu o campeonato da F1 inglesa.

Sua equipe entrou no campeonato de F3000, com Herbert e Martin Donnely conseguindo as primeiras vitórias em 1988. No ano seguinte, seu piloto Jean Alesi dominou o campeonato, sagrando-se campeão. A Fórmula 1, que já estava em seus objetivos, viu a estreia de sua equipe em 1991, sob o nome de Jordan Grand Prix. Ele contratou o respeitado projetista Gary Anderson e a equipe mostrou um bom potencial. Neste mesmo ano, um certo Michael Schumacher estreou na F1 correndo pela equipe de Eddie no circuito de Spa. A partir da corrida seguinte ele já estava contratado pela Benetton.

 

Michael Schumacher correndo pela Jordan em 1991

Michael Schumacher correndo pela Jordan em 1991

 

Frentzen correndo pela Jordan em 1999

Frentzen correndo pela Jordan em 1999

 

Os resultados mais expressivos da equipe vieram no final da década de 1990. Em 1998, no Grande Prêmio da Bélgica, Damon Hill e Ralf Schumacher terminaram com uma dobradinha. Em 1999, Heinz-Harald Frentzen brigou pelo campeonato de forma consistente, terminando em terceiro e conseguindo duas vitórias no ano.

A partir daí o time começou a decair, tanto por dificuldades financeiras como por dificuldades com fornecedores e parceiros. O time durou até 2005 e revelou alguns outros talentos, como Giancarlo Fisichella, Nick Heidfeld e Timo Glock. Depois disso foi comprado por investidores e mudou de nome algumas vezes, até se tornar a equipe Force India, que corre atualmente.

Eddie Jordan é rockeiro e toca bateria como hobby. Atualmente ele é o comentarista principal da BBC na cobertura da F1 e trabalha ao lado de Jake Humphrey, Martin Brundle e David Coulthard. Na atual função, Eddie é muito conhecido por ser brincalhão, pregando peças em quem estiver no caminho.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: