Skip to content

Personagem da semana: Roy Salvadori

14/06/2012
Stirling Moss e Roy Salvadori no festival de Goodwood em 2007

Stirling Moss e Roy Salvadori no festival de Goodwood em 2007

 

Roy Francesco Salvadori foi um inglês, filho de italianos (isso explica seu nome), que atuou como piloto e dirigente na Fórmula 1. Sua estreia na categoria foi em 1952, e numa época dominada por nomes como Fangio e Moss, sua carreira aparentemente não teve grande brilho. Mais adiante veremos que isso não é verdade.

Sua melhor temporada foi a de 1958, quando conseguiu dois pódios, terminando o campeonato na quarta colocação. Nunca venceu corridas do calendário oficial, mas ganhou eventos não oficiais, como o disputado em Silverstone, com carros de Fórmula 2, em 1956.

 

Roy Salvadori é o piloto de macacão branco apoiando o pé no pneu do Cooper.

Roy Salvadori é o piloto de macacão branco apoiando o pé no pneu do Cooper.Essa foto foi tirada antes de sua vitória em Silverstone, correndo de Fórmula 2, em 1956.

 

Seu maior feito aconteceu em 1959, quando disputou e venceu as 24h de Le Mans compartilhando a pilotagem do Aston Martin com Carroll Shelby. Talvez seja muito mais lembrado por esta parceria do que por seus anos na Fórmula 1, quando foi ofuscado pelas grandes estrelas da época. A dupla terminou a corrida com 20 voltas de vantagem sobre o segundo colocado.

Em 1962 saiu das pistas para cuidar de sua loja de carros, mas recebeu diversas propostas para retornar. Cedendo às tentações, Salvadori voltou à F1 como dirigente da Cooper em 1966 e 1967. Roy nunca foi um piloto 100% profissionalizado, pois sempre cuidou de outros negócios paralelamente à vida de piloto. Por esse motivo, tudo o que conseguiu alcançar nas pistas é memorável, colocando-o em uma posição de destaque entre os pilotos de sua época.

Roy morreu no ínicio de junho de 2012, aos 90 anos de idade. Coincidência ou não, sua partida foi poucos dias depois da morte de seu parceiro de Le Mans e lenda americana Carroll Shelby. Esperamos que a parceria continua vitoriosa!

 

O Aston Martin usado por Roy Salvadori e Carroll Shelby na vitória das 24h de Le Mans de 1959 é o de número 5.

Esta é a largada das 24h de Le Mans de 1959, vencida pelo Aston Martin número 5 de Roy Salvadori e Carroll Shelby.

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: