Skip to content

Clássico da semana: Mercedes-Benz SSK

19/06/2012
Mercedes-Benz SSK (versão de pista)

Mercedes-Benz SSK (versão de pista)

 

Poucos esportivos conseguem reunir beleza, elegância, performance, história, design e sucesso. Sempre falta algum destes ingredientes. A beleza cede para que a performance seja melhor, ou a elegância fica de lado que para o carro alcance mais sucesso nas pistas. No caso deste Mercedes, todos os elementos estão presentes, fazendo do SSK um dos mais bem sucedidos e belos carros já feitos.

Ele foi construído entre 1928 e 1932 na configuração de roadster. Seu nome vem de Super Sport Kurz (Super Esporte Curto), pois usava um chassi curto, feito como uma evolução do Mercedes S reduzido em 48 cm, melhorando a agilidade em pistas e corridas pequenas, como as subidas de montanha. O maravilhoso desenho da carroceria foi o último de Ferdinand Porsche para a montadora alemã, antes de fundar sua própria empresa.

 

Mercedes-Benz SSK (versão de rua)

Mercedes-Benz SSK (versão de rua)

 

Seu motor era um enorme 7 litros de 6 cilindros em linha, equipado com compressor, que desenvolvia entre 200 e 300 cv (dependendo das regulangens) e torque abundante. O desempenho era fantástico para a época. Sua velocidade máxima superava os 200 km/h, o que fazia do SSK o carro mais rápido do mundo. O compressor era acionado quando o acelerador era bombeado até o fundo pelo piloto, como se fosse um boost. Para desacoplar, bastava aliviar o acelerador.

Entre os triunfos do SSK em corridas estão as 500 milhas da Argentina de 1929, Grandes Prêmios de Córdoba de 1929 e 1930, Grande Prêmio da Irlanda de 1930, Grandes Prêmios da Argentina e da Alemanha de 1931 e a Mille Miglia de 1931. A linhagem S/SS/SSK esteve entre os finalistas da eleição de carro do século realizada em 1999, com mais de 130 jornalistas especializados.

 

Mercedes-Benz SSK em uma corrida da época

Mercedes-Benz SSK em uma corrida da época

 

Apenas 40 unidades foram construídas e metade foi para as pistas. Muitas destas se acidentaram em corridas e acabaram virando fornecedoras de peças para réplicas. Apenas 5 destes esportivos originais existem atualmente. Com tanta história e personalidade, o Mercedes SSK se tornou um dos carros clássicos mais admirados e caros do mundo.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: