Skip to content

Personagem da semana: Edward N. Cole

21/06/2012
Ed Cole

Ed Cole

 

Ed Cole trabalhou sua vida inteira para a General Motors e é reconhecido como um dos executivos mais inovadores e influentes de todos os tempos na indústria automobilística.

Nascido em 1909, Edward Nicholas Cole sonhava em ser advogado, mas seus interesse pelos automóveis surgiu quando conseguiu um trabalho temporário durante o verão em uma empresa de auto peças. Começou a trabalhar para a GM em 1930, dentro da Cadillac Motor Car, antes mesmo de se formar, pois seus talentos já chamavam a atenção. Nessa divisão dentro da empresa, Cole avançou até se tornar engenheiro chefe em 1943, momento em que era responsável por projetos de tanques leves e veículos militares.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, ele voltou aos projetos voltados para o uso normal e em 1950 se tornou gerente da Cadillac. Essa época foi particularmente marcante para Ed, pois ele projetou o famoso motor V8 da Chevrolet que ficou conhecido como small block. Dois anos depois, com a carreira ainda em ascensão, Cole ocupou a função de engenheiro chefe da Chevrolet e em 1956 se tornou gerente geral da montadora e vice-presidente da GM.

 

Chevrolet Corvair

Chevrolet Corvair

 

Ele foi o principal responsável pelas novidades introduzidas nas linhas de carros, picapes e caminhões da Chevrolet entre 1955 e 1962. Cole também esteve por trás do projeto do Corvair, um revolucionário carro com motor traseiro refrigerado a ar. Participou ativamente do desenvolvimento do Corvette, além de ser o “pai” do V8 small block, como já foi comentado anteriormente, um dos motores mais celebrados da história.

Em 1965, Ed foi eleito vice-presidente executivo da empresa, com poder sobre engenharia, produção, marketing, relações públicas, pesquisas e patentes. No final da década chegou à presidência da GM, mas nunca deixou de lado o envolvimento com projetos inovadores. No anos 70 ele fez diversas melhorias no motor rotativo e acelerou o desenvolvimento dos air bags. Cole também era visionário quando o assunto era poluição. Desde aquela época ele já estava preocupado em criar formas de controlar as emissões dos carros e projetar modificações nos motores para que pudessem funcionar com gasolina sem chumbo, prevendo que a legislação se tornaria mais rígida. Durante esse período, foi criado e introduzido em toda a linha de 1975 o catalisador, uma das suas criações mais importantes.

Na mesma época, Edward se aposentou, retirando-se do controle da GM. Morreu em 1977 num acidente à bordo de seu avião particular, depois de enfrentar uma tempestade. Suas criações são até pouco comentadas, mas são extremamente úteis e difundidas em toda a indústria automobilística, que certamente não seria a mesma sem esse visionário.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: