Skip to content

Clássico da semana: Toyota 2000 GT

03/07/2012
Toyota 2000 GT

Toyota 2000 GT

 

Esse esportivo representou um marco para a indústria automobilística japonesa, pois mostrou ao mundo, apenas 20 anos depois da Segunda Guerra Mundial, que o país era capaz de criar um rival para os esportivos europeus. Considerado o primeiro supercarro do Japão, o Toyota 2000 GT foi apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 1965. Sua produção de 1967 a 1970 foi feita em parceria com a Yamaha, que realizou grande parte do trabalho.

Na época, a Toyota era considerada uma marca conservadora, mas estava decidida a mudar essa imagem. Aproveitando a chance de construir um gt com a Yamaha (a Nissan desperdiçou essa oportunidade um ano antes), a montadora aceitou o projeto, desde que o desenho da carroceria fosse de sua autoria. O embrião do esportivo nasceu no início da década de 1960, quando a equipe responsável comprou alguns esportivos europeus para estudos. Entre eles estavam Jaguar E-Type, Porsche 911 e Lotus Elan.

 

Toyota 2000 GT

Toyota 2000 GT

 

Equipado com um motor 2.0 litros de 6 cilindros em linha e 150 cv, o 2000 GT alcançava 235 km/h de velocidade máxima. Pesando apenas 1100 kg e medindo pouco mais de 4 metros, o carro era aerodinâmico, moderno, seguro, bonito e com ótimo comportamento dinâmico. A revista Road & Track afirmou no primeiro teste com o Toyota que ele era um dos carros mais prazerosos que eles já tinham pilotado.

Na época de seu lançamento, custava cerca de U$1.000,00 a mais que seus concorrentes europeus, o que facilmente explica o péssimo desempenho de vendas do Toyota: apenas 351 unidades. A decisão racional sempre penderia para Porsche, Jaguar, Lotus e cia, mas a decisão emocional poderia cair sobre japonês. Ele foi muito mais um carro conceito e uma demonstração de capacidade do que um verdadeiro carro de produção. Sua maior revolução foi inovar e vencer barreiras em uma indústria que tinha fama de copiar carros de montadoras consagradas no mundo. Seu motor era tão bom que foi evoluindo ao longo do tempo, sendo usado até 1997 para equipar o Toyota Supra.

Uma resposta da indústria em forma de carro esportivo foi um fracasso de vendas mas um sucesso nos conceitos que carregou, tanto que tornou-se o primeiro carro do país a ser altamente desejado por colecionadores, pois carrega todas as características de um supercarro clássico.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: