Skip to content

Personagem da semana: Sergio Pininfarina

05/07/2012
Sergio Pininfarina

Sergio Pininfarina

 

Essa semana o mundo perdeu um dos maiores nomes do design de automóveis que já existiu: Sergio Pininfarina. Como todas as quintas-feiras o blog autogaragem tem o tradicional post “personagem da semana”, aproveitamos para prestar uma homenagem a este italiano especial.

Sergio Farina nasceu em Turim no ano de 1926 e se juntou ao pai na empresa Carrozzeria Pininfarina ainda jovem, depois de se formar em engenharia mecânica. Logo se acostumou com o trabalho e mostrou grande talento, desenhando belos carros ao longo de sua vida. A relação entre sua empresa e a Ferrari sempre foi estreita. Isso pode ser comprovado pela sugestão que Sergio deu a Enzo Ferrari para construir um novo esportivo com motor montado atrás do motorista e à frente do eixo traseiro. A partir daí nasceu a Ferrari Dino, apresentada em 1965.

 

Fiat 124 de 1966

Fiat 124 de 1966

 

Alfa Romeo 164

Alfa Romeo 164

 

Durante sua carreira, foi responsável pelo desenho de alguns dos carros mais famosos de todos os tempos. Sergio conseguiu isso não só com talento e genialidade, mas também com muita versatilidade em seu estilo, já que desenhou superesportivos italianos, elegantes gts franceses, sedãs americanos esportivos etc. Todas as suas criações possuem uma identidade e graças a expressividade dos desenhos que fazia, é fácil identificar os automóveis que saíram de sua prancheta. Entre eles estão Alfa Romeo Duetto Spider, Alfa Romeo 164, Ferrari F40, Maserati Quattroporte, Ferrari 288 GTO, Fiat 124 e 130, Lancia Beta e Peugeot 406 Coupé.

 

Ferrari F40

Ferrari F40

 

Peugeot 406 Coupé

Peugeot 406 Coupé

 

Sergio Pininfarina não construiu apenas carros, mas uma reputação tão forte que sua empresa tornou-se uma assinatura de luxo. Carros desenhados pela Pininfarina tem o selo da mais alta grife do design automotivo, sempre vem com algo a mais. A nome da Carrozzeria era tão poderoso que, por decreto do presidente em 1961, o sobrenome da família mudou de Farina para Pininfarina.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: