Skip to content

Clássico da semana: Salmson San Sebastian

11/07/2012
Salmson San Sebastian

Salmson San Sebastian

 

Nos primórdios da indústria automobilística, os franceses eram os verdadeiros entusiastas dessa nova forma de locomoção, pois já identificavam nela características como poder e status. Durante as décadas de 1920 e 1930, muitas inovações mecânicas e de design estavam surgindo nas fábricas, algumas interessantes e úteis e outras absurdas e fadadas ao fracasso.

Os subúrbios de Paris eram o centro dessa engenharia fervente e nessa região estava localizada a fábrica da Salmson, que produzia carros esportivos com motores de 1100 cc. Era uma legítima empresa de engenharia mecânica, pois produzia motores de aviões e ferramentas. Essa experiência foi fundamental para colocar seu carro entre os melhores da sua época.

 

 

O Salmson San Sebastian era leve e elegante. Possuia uma carroceria equivalente em estilo aos Bugattis, muito mais caros. Seu motor era muito avançado e já tinha duplo comando de válvulas no cabeçote. Com isso, o carro teve ótimas performances em Le Mans e Brooklands, onde, em 1927, a versão equipada com compressor alcançava mais de 160 km/h.

Seus principais rivais nas pistas eram os Amilcar, com visual similar mas com motores bem mais simples. Mas os Salmson foram os primeiros a oferecerem visual esportivo e performance para muitas pessoas (a britânica MG ficou 10 anos atrasada em relação à marca francesa para oferecer um carro leve de dois lugares). Graças a estes carros, foi lançada a moda de modelos esportivos de dois lugares, conhecidos atualmente como roadsters.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: