Skip to content

Personagem da semana: John Surtees

12/07/2012
John Surtees

John Surtees

 

O britânico de 78 anos é uma das maiores lendas das corridas. Sim, escrevi corridas em geral e não apenas automobilismo, pois John Surtees é o único ser humano que foi campeão nas categorias de primeira linha sobre duas e quatro rodas.

Seu pai era dono de uma concessionária de motos, que o empregava como aprendiz. A primeira corrida que participou foi à bordo de um sidecar, junto com o pai. Ganharam a corrida mas foram desclassificados pois John era jovem demais. Em 1951, aos 17 anos, começou a participar de corridas como piloto de motos e logo se destacou.

 

John Surtees

John Surtees

 

Sua carreira sobre duas rodas foi um sucesso absoluto. Foi tetracampeão das 500cc (categoria máxima das motos na época) nos anos de 1956, 1958, 1959 e 1960. Em 49 largadas, conquistou 38 vitórias e 45 pódios. Seu aproveitamento foi incrível, chamando a atenção da Fórmula 1. O chefe de equipe Ken Tyrrell o chamou para pilotar um F3 em Goodwood e sua pilotagem impressionou tanto que fez sua estreia na categoria máxima das quatro rodas em 1960, com a Lotus.

Não disputou a temporada toda, pois ainda estava dedicando mais tempo às motos, mas em sua segunda corrida à bordo de um F1 chegou em segundo lugar. No mesmo ano ficou muito perto de conquistar sua primeira vitória em Portugal, ao largar na pole position e dominar a corrida até abandonar a prova com problemas no radiador. Em 1961 mudou-se para a Cooper e no ano seguinte para a Lola. Com carros apenas medianos, seu talento não foi suficiente para gerar bons resultados. Em 1963 surge uma ótima proposta, vinda diretamente de Enzo Ferrari e aceita imediatamente por Surtees.

 

John Surtees

John Surtees

 

O “filho do vento”, como ficou conhecido, alcançou o auge de sua carreira na F1 em 1964, ao conquistar o título daquele ano. Surtees sempre foi conhecido por grande habilidade e capacidade de extrair o máximo do carro em quaisquer condições. Gostava também de questionar e argumentar, e talvez isso tenha atrapalhado sua continuidade na Ferrari, último carro que dirigiu que poderia disputar campeonatos mundiais.

John Surtees é uma lenda viva, com uma carreira brilhante e única. Seu filho morreu seguindo seus passos, em 2009, atingido por um pneu que se soltou de outro carro em uma corrida de F2. Apesar disso, continua ativo e participando de eventos e entrevistas, sempre sorrindo.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: