Skip to content

Clássico da semana: Citroen 2cv

17/07/2012
Citroen 2cv

Citroen 2cv

 

O pequeno 2cv foi um dos mais bem sucedidos e longevos carros da história. Sua produção durou incríveis 42 anos, de 1948 a 1990, e vendeu quase 4 milhões de unidades, criando uma legião de fãs ao redor do mundo.

A ideia para o projeto de um carro econômico e simples surgiu em 1929, pela mente de Andre Citroen, fundador da marca francesa. Ele encomendou o desenvolvimento inicial do automóvel a Flaminio Bertone. Com a morte de empresário francês em 1936, o vice-presidente, Pierre Boulanger, tomou a frente do TPV (Très Petite Voiture, carro pequeno). O primeiro protótipo apareceu em 1937, usando um motor de moto com apenas 500 cc, mas logo veio a guerra e o projeto precisou ser interrompido.

 

Citroen 2cv prototype de 1939

Citroen 2cv prototype de 1939

 

Depois de muitos anos de espera, o Citroen 2cv foi mostrado em suas (esquisitas) formas definitivas no Salão de Paris de 1948. Apesar do estranhamento inicial, seu design passou a ser muito elogiado por publicações especializadas, graças à simplicidade e ao minimalismo. Era um automóvel totalmente voltado para a praticidade. Todas as suas partes podiam ser montadas e desmontadas rapidamente e com o uso de poucos parafusos. Além do baixo custo de produção e manutenção, era perfeitamente capaz de andar em terrenos acidentados, pois era equipado com suspensão regulável, permitindo um grande vão livre entre o assoalho e o chão.

 

Citroen 2cv

Citroen 2cv

 

Citroen 2cv

Citroen 2cv

 

Sua motorização era muito modesta, permitindo uma velocidade máxima de 65km/h. Mas graças ao peso de 500 kg, fazia 22 km com cada litro de combustível. A popularidade do carrinho sempre foi imensa, como se fosse o fusca (beetle) francês. Sua fama é tão grande que chegou a aparecer em um filme do espião inglês 007.

Seu desenho esquisito mas inconfundível motivou as pessoas a darem apelidos ao 2cv. Foi chamado de guarda-chuva com rodas, pato, cocoricó, duas patas, camelo de aço, cabrito etc. Alguns são engraçados, outros são mais maldosos, mas ninguém pode dizer que é um carro sem personalidade. Até quem não é fã de carros sabe identificar a carroceria de um Citroen 2cv.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: