Skip to content

Personagem da semana: Felix Wankel

19/07/2012
Felix Wankel

Felix Wankel

 

Quem se lembra do Mazda RX-7 deve reconhecer o sobrenome deste engenheiro alemão. Felix inventou o motor rotativo Wankel, famoso por ser a unidade motriz do esportivo japonês e de mais alguns carros ao redor do mundo.

Feliz Heinrich Wankel nasceu em 1902 e desde muito jovem tinha uma visão espacial acima do normal. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas por sua família, ele não pode fazer faculdade e cursos técnicos, mas seu interesse por máquinas e motores à combustão era tão grande que começou a aprender os conceitos de engenharia mecânica sozinho.

Aos 17 anos já contava aos amigos sobre o sonho de construir um carro equipado com um novo tipo de motor. Seguindo suas convicções, 5 anos depois, em 1924, ele desenvolveu o motor Wankel e em 1929 conseguiu a primeira patente para a sua criação.

O motor Wankel é baseado na combustão interna, mas ao invés de pistões e bielas ele utiliza rotores triangulares e, com isso, não produz movimentos alternativos, proporcionando um funcionamento mais suave, mais silencioso, com menos ruído, menos vibrações e menos peças.

 

NSU Ro 80

NSU Ro 80

 

Mazda rx-7

Mazda RX-7

 

O engenhoso propulsor passou por muitos aprimoramentos e equipou muitos carros. Apareceu pela primeira vez em 1960, no NSU Prinz. Em 1967, uma versão melhorada equipou o moderno NSU Ro 80, que foi o primeiro carro alemão a receber o prêmio de carro do ano. Mais projetos vieram, entre eles algumas motos, equipamentos e, claro, os famosos Mazda RX-7 e RX-8.

Feliz Wankel morreu em 1988, aos 86 anos de idade. Apesar de pouco utilizada atualmente, sua criação mudou a forma de pensar sobre os motores a combustão, aliando eficiência e criatividade em um projeto que fez história na indústria automobilística.

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: