Skip to content

Clássico da semana: Fiat 306/2 Bartoletti

24/07/2012
Fiat 306/2

Fiat 306/2 Bartoletti

 

Na final da década de 1950, a Fiat era como a americana GMC: construía caminhões e ônibus de diversos tipos. Nessa época, alguns deles eram mandados para a Carrozzeria Bartoletti, um construtor de carrocerias especiais para caminhões.

O modelo das fotos foi encomendado em 1956 pela equipe Maserati de Fórmula 1 para o transporte de seus carros durante os campeonatos de 1957 e 1958. Era projetado para levar 3 bólidos de corrida e ainda tinha grandes compartimentos nas laterais para carregar peças sobressalentes, ferramentas, uniformes da equipe e muitos outros itens necessários para o time nas viagens pela Europa durante a temporada de F1.

 

Fiat 306/2 Bartoletti

Fiat 306/2 Bartoletti

 

O caminhão Fiat trouxe sorte, já que o lendário Maserati 250F de 1957 foi campeão daquela temporada pelas mãos de Fangio. Apesar do sucesso, a partir do ano seguinte a equipe italiana começou a reduzir suas participações em corridas. Com isso, o transportador foi vendido para a Reventlow Automobiles e passou a levar os equipamentos deste time nos anos de 1960 e 1961. Depois disso foi adquirido por Carroll Shelby, que o usou para transportar seus Cobras para corridas na Europa, incluindo Le Mans. Como esses carros eram bem mais pesados que os de fórmula, foi adicionado um eixo extra na traseira, melhorando a capacidade de carga e a estabilidade.

 

Fiat 306/2 Bartoletti

Fiat 306/2 Bartoletti

 

Depois de alguns anos com o Shelby American Team, o Fiat 306/2 passou pelas mãos de David Piper (Lotus) e Alan Mann (Time britânico de Ford GT40 e Renault Team). Não satisfeito com sua incrível história, o caminhão ainda apareceu nas filmagens do clássico Le Mans de Steve McQueen, em 1970.

Depois de muitos anos de trabalhos e transportes, o gigante italiano passou por uma restauração completa, que durou 2 anos, totalizando mais de 8.000 horas de trabalho. Atualmente participa de eventos importantes de carros clássicos, como Pebble Beach e RM Auctions, sendo apresentado com a pintura original do Shelby American Team.

 

Fiat 306/2 Bartoletti

Fiat 306/2 Bartoletti

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: