Skip to content

Personagem da semana: Alan Mann

02/08/2012
Alan Mann e Graham Hill

Alan Mann e Graham Hill

 

Nascido em 1936, Alan Mann foi um piloto de relativo sucesso durante a década de 1950 e início de 1960, mas como dono de equipe ele fez história e deixou seu nome ligado a muitos triunfos. Adquiriu boa experiência com carros ao cuidar da Wayside Garage, em parceria com seu amigo Roy Pierpoint. Nessa época eles disputavam corridas nos fins de semana, paralelamente ao trabalho de mecânica.

Sua história nas pistas sempre foi ligada à Ford, e essa união começou a ganhar forma em 1962, quando assumiu uma concessionária da marca, Andrews of Southwick. Logo conseguiu aumentos nas vendas e também iniciou atividades em corridas, com Jimmy Blumer pilotando o Cortina GT da empresa. O sucesso deles resultou em um convite da Ford americana para participarem das 12h de Marlboro, em agosto de 1963. A intenção inicial era chegar na frente dos Volvo, mas terminaram a corrida conquistando primeiro e segundo lugares.

 

Ford-Lotus Cortina

Ford-Lotus Cortina

 

Ford Falcon no rally de Monte Carlo de 1964

Ford Falcon no rally de Monte Carlo de 1964

 

Com apenas 27 anos, motivado pelo grande sucesso, Alan resolveu fundar sua própria equipe de corridas, a Alan Mann Racing, que iniciou as operações em 1964. Apesar de começar buscando patrocinadores, sua equipe foi contratada pela Ford. O sucesso veio novamente no clássico rally de Monte Carlo, onde seu Falcon foi o mais rápido em todos os estágios. O time ficou bastante ocupado durante os próximos 7 anos, obtendo muitas vitórias com Mustangs, Falcons, Cortinas, Shelby Cobras e Escorts. Alguns pilotos de renome pilotaram para a Alan Mann Racing, tais como Graham Hill, Jackie Stewart e Carroll Shelby.

Seus carros ficaram famosos pela pintura vermelha com dourado, muito bonita por sinal. Talvez um dos mais fantásticos tenha sido o levíssimo Ford GT40 que desenvolveu para as 24h de Le Mans de 1966, equipado com um V8 de 4.7 litros. No entando, Alan acabou ficando um pouco desapontado com a Ford, que preparou os imbatíveis GT40 Mk II, com enormes motores de 7.0 litros, deixando os carros de seu time abaixo das três primeiras posições.

 

Ford F3L de 1968

Ford F3L de 1968

 

Depois disso, Mann embarcou no desenvolvimento de protótipos com grandes motores, criando uma máquina incrivel: o Ford F3L de 1968. Seu motor era o mesmo Cosworth que equipava os carros de Fórmula 1. Com isso, era extremamente rápido e capaz de fazer pole positions e de dominar corridas. Mas todo esse equipamento de alto nível pagou um preço alto por não ter confiabilidade mecânica, impedindo o F3L de terminar uma corrida sequer.

Com mudanças nas políticas da Ford em 1969, Alan Mann decidiu abandonar o automobilismo para se dedicar a uma carreira na aviação, obtendo bastante sucesso nos negócios. Para a alegria de muitos fãs da equipe, ela ressurgiu por volta do ano 2000 para disputar corridas históricas e continua até hoje com seus Ford dos anos 1960. Mann morreu com 75 anos de idade, mas viveu e forma intensa e dedicada, alcançando sucesso e conseguindo o respeito de um gigante como a Ford.

 

Ford Escort

Ford Escort

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: