Skip to content

Clássico da semana: Tracta

07/08/2012
Tracta A de 1929

Tracta A de 1929

 

Durante o período entre guerras, a indústria automobilística francesa foi movida por pessoas criativas que acreditavam que suas invenções estaria mudando a forma de se fazer carros. Algumas vezes isso foi verdade, como no caso de Jean-Albert Grégoire (1899-1992).

Na década de 1920 ele cuidou de uma oficina em Versailles. Graças a ela foi capaz de se sustentar de forma humilde mas constante e manteve viva sua paixão por automóveis. Como muitos naquela época, Grégoire queria fundar sua própria fábrica de carros e explorar suas criações e projetos. Essa montadora foi a Tracta, que atuou entre 1927 e 1932, e foi a pioneira em vender ao público carros de tração dianteira, algo completamente novo para a época.

 

Tracta A de 1929

Tracta A de 1929

 

Os carros eram feitos em pequenas quantidades, principalmente para participações em corridas, mas alguns foram usados nas ruas. Além da tração revolucionária, eles eram equipados por sistemas patenteados por Jean-Albert, como a transmissão de eixos com velocidade constante, um tipo de suspensão independente na dianteira e um variação da suspensão de feixe de molas na traseira.

Os primeiros motores que equipavam o Tracta Modelo A variavam de 1100 cc a 1600 cc e podiam vir acrescidos de um compressor. A versão mais rápida era capaz de alcançar 130 km/h. Depois de alguns modelos construídos, a empresa se mudou para uma pequena fábrica em outra cidade e junto com essa mudança vieram também novos motores, que iam de 2.7 a 3.3 litros.

 

Tracta E de 1930

Tracta E de 1930

 

Apesar de nunca ter alcançado vendas expressivas e ter sobrevivido por pouco tempo, essa marca francesa de esportivos conseguiu ótimos resultados em algumas competições, como Le Mans, ajudando a popularizar a tração dianteira. Apesar de ser pouco conhecida, essa montadora, liderada por Jean-Albert Grégoire, criou o sistema de tração que se tornaria o mais difundido em carros de passeio em todo o mundo depois da Segunda Guerra Mundial.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: