Skip to content

Clássico da semana: Morgan Plus 8

14/08/2012
Morgan Plus 8

Morgan Plus 8

 

A combinação do visual da década de 1930 com a performance do século XXI (quase isso) só poderiam resultar em um clássico inesquecível. O inglês Morgan Plus 8 foi lançado em 1968 com uma velocidade máxima anunciada de 210km/h. Sua diversidade de atributos foi responsável por manter a demanda em alta e estender sua produção até 2004.

Como tudo o que a Morgan faz parece antigo (mas nem sempre é), o Plus 8 é uma evolução do Plus 4, lançado em 1951, que por sua vez era uma evolução do 4/4 de 1935. Não há como negar que o desenho do carro é muito bonito, equilibrado, charmoso e atemporal. Quando o concorrente Triumph TR5 de 6 cilindros surgiu, o Plus 4 ficou em maus lençóis, apresentando desempenho aquém do desejado. A salvação do Morgan veio através da Rover, que começou a usar um V8 compacto de 3.5 litros que caberia em seu chassi sem grandes modificações.

 

Morgan Plus 8

Morgan Plus 8

 

 

Morgan Plus 8

Morgan Plus 8

 

Depois dessa “cirurgia”, foi lançado o Plus 8 no Salão de Londres, com apenas duas polegadas a mais no entre-eixos e um pouco mais largo que o Plus 4, para que tivesse melhor estabilidade com os novos pneus e o desempenho melhorado. De resto, era tudo a mesma coisa de sempre: construção manual simples mas caprichada. Com apenas dois lugares e carroceria conversível, o esportivo era um legítimo roadster inglês.

Alguns melhoramentos foram sendo feitos ao longo dos anos, como partes da carroceria em aluminio para 1976, o novo câmbio no ano seguinte, injeção eletrônica em 1984 e aumento de capacidade para 4 litros no V8 em 1990. Modificações mais radicais foram feitas em 1998, como a carroceria totalmente feita em alumínio, cockpit mais largo, portas ligeiramente maiores e até uma edição especial com motor 4.6 litros. Um representante da inglesa Morgan só poderia ser um belo clássico.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: