Skip to content

Personagem da semana: Gottlieb Daimler

16/08/2012
Gottlieb Daimler

Gottlieb Daimler

 

Gottlieb Daimler foi um dos grandes responsáveis pela criação e modernização do automóvel. Nascido na Alemanha em 1834, começou cedo a ter interesse por desenho e engenharia. Quando fez 18 anos se mudou da casa dos pais para estudar engenharia mecânica. Teve alguns empregos em fábricas, mas deu um grande salto em 1872, quando foi trabalhar na Deutz-AG-Gasmotorenfabrik, empresa que tinha como sócio Nikolaus Otto.

Este alemão inventou o motor de quatro tempos (forma mais comum nos carros de passeio atualmente) em 1876 com a intenção de substituir os propulsores a vapor existentes na época. Ao mesmo tempo, Karl Benz (mais um alemão!) investia todos os esforços no desenvolvimento de um confiável motor dois tempos a gás, que foi patenteado em 1879. Nesse momento também surgiam muitos desentendimentos entre Otto e Daimler, por ciúmes em relação à formação universitária de Gottlieb, resultando na demissão dele e de Wilhelm Maybach, seu parceiro de projetos.

Com isso, investiram o dinheiro de suas recisões para trabalharem juntos no desenvolvimento de novos motores, com ciclo de quatro tempos como os de Otto mas movidos a algum derivado de petróleo. O primeiro propulsor que desenvolveram data de 1885, tinha um cilindro horizontal, 264 cc, refrigeração a ar, 0.5 cv, 50 kg e girava a 600 rpm, muito rápido para uma época em que os motores mal chegavam a 200 rpm. Ainda no mesmo ano eles criaram um carburador, capaz de misturar gasolina e ar e também uma versão melhorada do primeiro motor, com um cilindro vertical de 100 cc alcançando 1 cv.

 

Reitwagen

Reitwagen de 1885

 

Em novembro daquele ano, uma versão menor do motor foi instalada numa espécie de bicicleta de madeira, criando a primeira motocicleta com motor a combustão interna. Nomeada como Reitwagen, alcançava 12 km/h. Em paralelo, Karl Benz criava o primeiro automóvel (de três rodas) desenvolvido unicamente para receber um de seus motores. Em 1886, Daimler e Maybach compraram uma carruagem e adaptaram-na para receber um motor mais potente, criando o primeiro carro de quatro rodas do mundo, que chegava a 16 km/h.

 

Carruagem motorizada de 1886

Carruagem motorizada de 1886

 

 

O primeiro carro, de 1889

O primeiro carro, de 1889

 

Em 1889, os dois alemães criavam oficialmente o primeiro automóvel totalmente desenvolvido para receber um motor a combustão no mundo. Fundaram uma empresa chamada DMG (Daimler Motoren Gesellshaft) para produção de seus motores para diversas aplicações (carros, barcos etc). Maybach deixou o negócio em 1891. No ano seguinte, Gottlieb Daimler conseguiu finalmente vender seu primeiro automóvel. Em 1894, novamente juntos, Maybach e Daimler criaram um novo motor chamado Phoenix, com quatro cilindros em linha, novo carburador e válvulas no cabeçote.

Nessa época, os motores de DMG já possuaiam licensas de produção em vários lugares do mundo, como França (desde 1890 para Peugeot e Panhard et Levassor), EUA (desde 1891 para Steinway & Sons), Reino Unido (desde 1893)  e Áustria. Gottlieb morreu em 1900, mas há mais de 100 anos já era criado um dos mais importantes inventos do mundo moderno: o automóvel.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: