Skip to content

Clássico da semana: Citroen Traction Avant

28/08/2012
Citroen Traction Avant

Citroen Traction Avant

 

O clássico desta semana foi um representante dos pioneiros da tração dianteira na Europa, junto com os DKWs. Não foi o primeiro carro com este tipo de engenharia, mas um dos primeiros a atingir a produção em massa, ainda nos anos 1930. O Traction Avant (francês para tração dianteira) possuia estrutura em monobloco, muito moderno para uma época em que as estruturas dos carros eram compostas por duas ou mais partes. Com isso, o Citroen conseguia ser mais leve e resistente. Sua modernidade pode ser confirmada pelo uso do monobloco em praticamente todos os carros da atualidade.

 

Esquema mostrando a estrutura do Citroen Traction Avant

Esquema mostrando a estrutura do Citroen Traction Avant

 

A suspensão era também muito avançada, permitindo ao carro estabilidade e segurança. Com o Traction Avant começou a fama mundial da Citroen em construir carros estáveis e com suspensões à frente dos outro modelos ao redor do mundo. Apesar do motor modesto, o baixo peso o permitia alcançar 100 km/h e chegar a um consumo de 10km/l. Uma importante inovação em seu projeto era a posição do motor, mais longe do habitáculo, e do câmbio, à frente do eixo dianteiro, melhorando a tração e a segurança.

Em sua história, foram lançados modelos cabriolet, sedan e cupê. Todos com desenho que se diferenciava dos carros da época, com linha de cintura baixa e pouco altura em relação ao solo. Isso mantinha o centro de gravidade baixo, auxiliando na já elogiada estabilidade.

 

Citroen Traction Avant cabriolet

Citroen Traction Avant cabriolet

 

O Citroen Traction Avant ficou em produção durante 23 anos (1934-1957), com um hiato durante a segunda guerra mundial, e vendeu mais de 750.000 unidades. O mais importante carro da história da marca francesa touxe inovações importantes e fama à montadora, que, a partir da década de 1930, ficou conhecida por sempre oferecer novidades incomuns em seus automóveis.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: