Skip to content

Personagem da semana: Béla Barényi

30/08/2012
Béla Barényi

Béla Barényi

 

Este austríaco de nome complicado é mais conhecido no campo da engenharia, mas merece ser conhecido por todas as pessoas. Seu falecimento foi em 1997, os 90 anos de idade, muito depois de ter criado várias inovações.

Nascido em Hirtenberg, foi contratado pela Daimler- Benz em 1939, após estudar as engenharias mecânica e elétrica e passar por empresas do ramo automobilístico como Austro-Fiat, Steyr e Adler. Até 1972 ele liderou o departamento de pré-desenvolvimento da montadora alemã e foi responsável por criar itens importantíssimos.

 

Testes com a célula de sobrevivência.

Testes com a célula de sobrevivência.

 

É de Barényi a criação do conceito de zona de deformação nos automóveis, para melhor absorção de impactos. Também projetou a célula de sobrevivência, a coluna de direção que se desmonta em impactos para não invadir o habitáculo, entre outras coisas que foram apresentadas ao mundo nos carros da Mercedes.

 

Testes com a célula de sobrevivência.

Testes com a célula de sobrevivência.

 

Existem rumores de que Béla fez o desenho básico do Volkswagen Beetle em 1925, 5 anos antes de Ferdinand Porsche, mas o polêmico assunto nunca ficou totalmente claro. Foi nomeado Engenheiro Automotivo do Século em 1999 e indicado para o Hall da Fama Automobilístico de Detroit em 1994.

Durante muito tempo, o austríco foi considerado o maior inventor da história, com mais de 2000 patentes ao final de 1972, quando se aposentou, o dobro do número de patentes de Thomas Edison. Quando Barényi morreu, a Mercedes publicou um anúncio com a frase: “Ninguém no mundo fez mais pela segurança dos automóveis do que este homem.”

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: