Skip to content

Personagem da semana: Marivaldo Fernandes

20/09/2012
Marivaldo Gomes

Marivaldo Fernandes

 

O automobilismo brasileiro ganhou força e produziu grandes pilotos nos anos 1960 e 1970, entre eles nosso grande Emerson Fittipaldi. Muitos desses homens não são conhecidos como o bicampeão mundial de Fórmula 1, como é o caso do personagem desta semana, Marivaldo Fernandes.

Ele era muito amigo de José Carlos Pace, que, assim como Fittipaldi, chegou à Fórmula 1. Disputou muitas corridas no Brasil, especialmente as de longa duração. Uma prova clássica foi a 6 horas de Interlagos de 1967, na qual fez dupla com Bird Clemente à bordo de um Renault Alpine A-110. A disputa era muito acirrada. Estavam presentes na corrida adversários de peso, como o Karmann Ghia-Porsche dos Fittipaldi, os Alfa Romeos GTA e as carreteras Chevy.

O primeiro lugar já estava “reservado” para Emerson e Wilsinho, que dispararam na liderança. A briga ficou do segundo para trás. Mesmo com um carro menor, mais leve e menos potente, a dupla Marivaldo e Bird conquistou o terceiro lugar, resistindo às investidas da veloz carretera DKW da dupla Charles Marzanasco e Joel Alves.

 

Marivaldo Gomes pilotando a Alfa Romeo

Marivaldo Fernandes pilotando a Alfa Romeo

 

Depois disso, Marivaldo se juntou a outros pilotos para fazer parte da Equipe Jolly, que usava as Alfas GTA para suas muitas conquistas. Durante a época de outro do time, alguns carros incríveis disputavam corridas no Brasil, como a Alfa Romeo P33, que chegou na segunda posição nas 24h de Le Mans de 1968. Essa carro estava equipado com motor 2 litros e ajudou a dupla Marivaldo Fernandes e José Carols Pace a conquistarem muitas vitórias, algumas delas em cima de carros como o Lola T70 de 5 litros e o Ford GT40.

Entre as principais conquistas de Marivaldo estão os 1000 km de Brasília de 1966 (dupla com Piero Gancia à bordo do Alfa Giulia), de 1969 (dupla com Pace de Alfa GTA) e de 1970 (de Alfa GTA e dupla com Emilio Zambello, 500 km de Salvador em 1969 (dupla com Pace à bord da Alfa P33), GP de Fortaleza de 1969 (dupla com Luis Terra Smith com a Alfa GTA).

Marivaldo Fernandes teve sua carreira interrompida repentinamente, junto com o amigo José Carlos Pace. Eles estavam no avião que caiu 1977. Perderam a vida e entraram pra história antes do planejado. Marivaldo morava no Guarujá e era tão querido por lá que ganhou uma rua com seu nome.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 21/09/2012 13:54

    Quem é Gomes?…que falha feia…quem escreve deve ter a delicadeza de escrever o nome das pessoas direito…ja chamaram meu pai de Luiz Carlos, tiram o Z do nome dele, colocam 2 Cs no Greco….pesquisem, sempre é de bom tom.

    • 21/09/2012 14:10

      Adrianda,
      desculpe o mal entendido. A correção no nome já foi feita e te agradeço a visita ao blog.
      Vale ressaltar, conformo você mesma citou, que existem muitas fontes com o nome escrito de formas incorretas.

      Abraços!

  2. 21/09/2012 14:02

    O Nome corretp é Marivaldo Fernandes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: