Skip to content

Clássico da semana: HRG 1500

16/10/2012
HRG 1500

HRG 1500

 

Apesar de ter sido lançado depois da Segunda Guerra Mundial, não é de se estranhar que o desenho do HRG tenha inspirações antes da guerra, nos anos 1920. Sem medo de ter uma “cara” pré-guerra, este leve esportivo conversível de dois lugares e modesto motor 1.5 litro era capaz de chegar a 137 km/h. O nome do carro veio das iniciais de seus criadores.

Ted Halford criou o Vale Special de 1933, Guy Robins era um engenheiro projetista da Trojan e Rod Godfrey foi um dos criadores do GN Cyclecar. O carro era fabricado em Surrey, Inglaterra, e possuía carroceria em alumínio. O seu visual tinha claras intenções de cativar ex-donos de Frazer Nashes, cuja produção terminou em 1935. No entanto, ao invés de ser equipado com tração por correias, tinha um eixo que levava a tração para as rodas traseiras.

O Hurg, como era chamado pelos mais íntimos, era um versátil carro de competições, capaz de disputar rallies e provas em circuitos. Infelizmente, a partir de 1938, seu pequeno e notável motor ficou indisponível, obrigando os engenheiros a adotarem um motor Singer de 1 litro, que fornecia apenas 44 cv, 21 a menos que o propulsor anterior. Sua velocidade máxima caiu para 121 km/h.

 

HRG 1500 Aerodynamic

HRG 1500 Aerodynamic

 

Em 1945, em contraste aos modelos de 1939, foi lançado o modelo Aerodynamic 1500, com carroceria completamente fechada, diferente dos outros modelos com os para-lamas que deixavam as rodas à mostra. Apenas 31 exemplares deste tipo foram produzidos. A montadora fez bonito em competições pela Europa, com vitórias em Spa e em Le Mans, vencendo na sua classe e ficando na oitava posição geral em 1949.

O pós-guerra foi suficientemente fervoroso para a indústria automobilística, permitindo a existência de pequenas e criativas fábricas, como a HRG. Mas o fim deste tipo de empreendimento era uma questão de tempo. O modelo HRG 1100 foi produzido até 1950, com 49 unidades fabricadas, e o 1500 sobreviveu até 1955, totalizando 138 unidades. A empresa continuou no ramo de engenharia até 1966, quando foi extinta completamente.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: