Skip to content

Clássico da semana: Maserati Bora

30/10/2012
Maserati Bora

Maserati Bora

 

O Bora foi bem diferente dos Maseratis anteriores. Dotado de motor central, combinava ótima estabilidade com um espantoso refinamento, característica nem sempre associada aos modelos da marca. Ele nasceu durante o comando que a Citroen exerceu sobre a marca italiana nos anos 1970 e por esta razão foi equipado com freios hidráulcos. Os faróis escamoteáveis também eram acionados por um mecanismo hidráulico, assim como as regulagens do assento do motorista. E a coluna de direção, adivinhem! Também funcionava por sistema hidráulico!

O visual coupé foi criado em 1969 pelo estúdio Italdesign, de Giugiaro e era bastante atraente e criativo, mas tinha péssima visibilidade. Especialmente a traseira, por causa da posição em que era colocado o motor V8 de 4.7 litros. Aliás, um belo motor, capaz de levar o carro a 257 km/h. Com esse desempenho, era de se admirar que o automóvel oferecia bastante conforto para os dois ocupantes. Mas como nem tudo são flores, tinha um péssimo sistema de ventilação e aquecimento.

 

Interior do Maserati Bora

Interior do Maserati Bora

 

Além disso, o carro também recebeu críticas por causa dos freios muitos sensíveis (hidráulico, lembra?). Lançado de forma descompromissada em 1971, no Salão de Genebra, mostrou-se um ótimo coupé: rápido, estável e fácil de dirigir. A velocidade tinha seu preço. O V8 gerava 310 cv mas cobrava um alto preço no consumo, que beirava ridículos 4 km/l. Apesar da crise do petróleo, o carro teve um aumento de cilindrada em 1976. Passando para 4.9 litros, sua velocidade máxima aumentou para 265 km/h.

Infelizmente, o Bora sempre viveu à sombra do Merak, um modelo que compartilhava o mesmo desenho mas que era equipado com um motor V6 Citroen de 2 litros. Com uma velocidade máxima bem mais modesta, mas um preço mais convidativo, foi capaz de vender 3 vezes mais que o Bora, tornando-se o Maserati mais popular de sua época. Mesmo assim, o carro original sempre foi mais cobiçado, tanto pelo desempenho quando pelo maior refinamento. Suas 571 unidades produzidas fizeram dele um belíssimo esportivo clássico e desejado. Meio italiano, meio francês e muito raro.

 

Maserati Bora

Maserati Bora

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Miguel permalink
    04/01/2013 20:29

    Um sonho!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: