Skip to content

Personagem da semana: John Fitch

01/11/2012
John Fitch

John Fitch com seu Fitch Phoenix

 

John Fitch foi o primeiro piloto norte-americano a obter sucesso na Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Seu destino parecia determinado desde o início de sua vida, pois nasceu em Indianápolis, terra natal de uma das mais famosas corridas que existem, as 500 milhas de Indianápolis. Sua paixão por carros surgiu com a ajuda de seu padrasto, que trabalhava na Stutz Motor Company, e apresentou os automóveis para John.

Durante sua juventude, Fitch já construía seus próprios carros usando sucata. Depois da guerra, quando pode retomar sua paixão pelos automóveis, abriu uma revendedora MG e ao mesmo tempo começou a pilotar os esportivos ingleses em corridas pelos EUA. Em 1950, John começou a disputar diversas corridas com uma grande variedade de carros. Primeiro à bordo de seu Fiat com motor Ford V8, depois um Jaguar XK120 nas 12 h de Sebring. No ano seguinte, ganhou o GP de Buenos Aires de 1951 com um Cadillac-Allard e dirigiu um Cunningham C2 em várias corridas, incluindo as 24h de Le Mans. Em 1952, vieram mais provas com um Cunningham C4R, um Sunbeam no Alpine Rally, um Porsche 356 em Nurburgring e um Mercedes 300 SL na Carrera Panamericama.

 

John Fitch e o Mercedes 300 SL

John Fitch e o Mercedes 300 SL

 

No ano seguinte, o mais importante de sua carreira, além de continuar disutando corridas na Europa à bordo de Cunninghams C4R e C5R, Porsches 356 e Sunbeam Talbots, também competiu na Mille Miglia com um Nash-Healey e em muitas outras provas. Sua versatilidade era notável, pois era capaz de pilotar qualquer carro em qualquer terreno. Naquele mesmo ano, sua vitória em Sebring, derrotando os poderosos Aston Martins, foi a primeira naquela pista de piloto e carro norte-americanos.

O ano de 1955 também merece destaque, pois Fitch fez parte do time Mercedes, composto também por Juan Manuel Fangio, Karl Kling e Stirling Moss. Até hoje é lembrado como a mais fantástica equipe já montada, com domínio em diversas categorias de automobilismo, desde carros à diesel até a Fórmula 1. Nessa época ele venceu a Mille Miglie na sua categoria, chegando em quinto na classificação geral, e venceu também  o Tourist Trophy. Nas 24h de Le Mans daquele ano, depois de um terrível acidente no começo da prova, Fitch começou a se interessar por realizar melhorias na segurança dos automóveis.

 

Fitch Sprint

Fitch Sprint

 

Fitch Phoenix

Fitch Phoenix

 

Sua carreira de piloto continuou até 1966, mas nessa época Fitch já era considerado um inventor. Uma das suas mais notáveis criações foi o sistema Fitch Barrier, muito comum nos EUA, que consiste com colocar galões cheios de água ou areia no entorno de objetos fixos em rodovias. Segundo estimativas, este sistema já salvou mais de 17 mil vidas. Inovações parecidas foram usadas em pistas de corridas, como barreiras mais suaves, que absorvem o impacto sem catapultar o carro de volta para a pista. Para pilotos, John criou fixações para prender o capacete ao banco, evitando o efeito chicote, que comumente causava sérias lesões de pescoço e coluna. Ele também desenvolveu um equipamento parecido com o que hoje é conhecido como HANS, muito usado por pilotos de F1, que ajuda a sustentar o pescoço e caso de colisões.

John Fitch também criou alguns carros, dos quais se destacam o Fitch Corvair Sprint, versão mais apimentada e redesenhada do Chevrolet Corvair e também o Fitch Phoenix, baseado no mesmo modelo e também influenciado pelo Corvette. Este modelo pesava apenas 850 kg, mas infelizmente foi afetado por regulamentos e pelo término da produção do Corvair pela Chevrolet. John Fitch morreu ontem, dia 31 de outubro de 2012, aos 95 anos de idade. Fica aqui uma pequena homenagem do autogaragem para esta figura tão importante e única para o mundo dos automóveis.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: