Skip to content

Clássico da semana: Lotus Esprit Turbo

08/01/2013
Anúncio do Lotus Esprit Turbo

Anúncio do Lotus Esprit Turbo

 

O lindíssimo Lotus Esprit foi lançado em 1975 e evoluiu em mecânica e desempenho nos 25 anos seguintes. A estética não precisou de muita evolução, já que suas formas foram esculpidas por Giugiaro, que dispensa apresentações. O esportivo foi resultado de uma frutífera conversa entre o designer da Ital Design e Colin Chapman, em 1972.

A apresentação do Esprit foi no salão de Londres de 1975. O estilo agressivo combinava com o motor central-traseiro, o bem acertado chassi Lotus e a suspensão independente nas quatro rodas. O motor 2 litros com 156 cv e duplo comando dava conta de levar o carro a 222 km/h, graças à carroceria muito leve feita em fibra de vidro.

 

Anúncio do Lotus Esprit Turbo

Anúncio do Lotus Esprit Turbo

 

Em 1980, foram introduzidas novidades mecânicas na linha: um aumento de cilindrada para 2.2 litros e a chegada de um motor turbo no fim do ano. Com o salto de potência para 210 cv, o Esprit chegava a 241 km/h de velocidade máxima e alcaçava os 100 km/h em pouco mais de 5 segundos. Sabendo do desempenho, basta olhar as fotos e perceber que o esportivo inglês foi um dos carros mais fantásticos já produzidos, nos bons tempos da Lotus.

Ao longo da década de 1980, o chassi foi trabalhado para receber um motor V8, mas a espera foi longa. Em 1988, algumas alterações de estilo duvidosas suavizaram as linhas marcantes do Esprit. Cinco anos depois, recebeu novo bico e nova traseira, direção hidráulica, suspensão revisada, interior mais refinado e motores mais potentes, que rendiam até 300 cv.

Em 1996, o tão esperado V8 chegou, com incríveis 349 cv, alcançados com o auxílio de dois turbos Garrett T25. Com esta unidade, o desempenho alcançou novo patamar: o a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 282 km/h. Entrou definitivamente no território de supercarros como Ferrari e Lamborghini. Estranhamente, o modelo 2 litros de 4 cilindros continuou em produção como versão de entrada até 1999.

 

Anúncio do Lotus Esprit Turbo

Anúncio do Lotus Esprit Turbo

 

Dois anos depois da chegada do V8, uma versão simplificada, chamada GT, foi lançada com preço $14.000,00 menor que o original. Itens como aerofólio traseiro e ar-condicionado foram excluídos em prol do preço reduzido. Em 1999 foi apresentado o Esprit mais radical de todos, o Sport 350, com mesma potência, mas com 80 kg a menos no peso. Essa versão teve apenas 50 unidades produzidas, tornando-a extremamente especial.

Depois de tantos modelos especiais derivados do original, não foi de estranhar que seus dias estavam terminando. O ano de 2004 marcou o fim da produção de um dos esportivos mais bonitos, característicos e inônicos que já rodaram pelas ruas. Certamente um clássico com todos os méritos.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: