Skip to content

Clássico da semana: BMW 328

15/01/2013
BMW 328

BMW 328

 

Nos anos 1930, os pilotos ingleses eram os melhores nas Continental Alpine Trials, parecidas com rallies de longa duração. Algumas tinham mais de 2000 km de extensão, percorridos em alta velocidade pelas novas estradas com longas retas e passando por serras sinuosas. Esses eventos eram grandes desafios para os carros e acabavam sendo muito usados para o desenvolvimento de novos componentes que trouxessem mais performance e durabilidade.

Pilotos britânicos privados e também da Frazer Nash se saiam muito bem nessas corridas, até que, em 1936, a BMW começou a competir com um esportivo muito à frente de seu tempo. Tanto em design como em mecânica, o 328 causou um furor tão grande que as empresas inglesas rapidamente buscaram licenças para importar e vender o carro alemão.

 

BMW 328

BMW 328

 

BMW 328

BMW 328

 

Depois de passar a Primeira Guerra Mundial construindo motores para aviões, a BMW entrou no mercado de carros e motos. O 328, precursor dos série 3, é considerado o primeiro carro esportivo moderno, com um novo conceito de chassi aliado a um poderoso e original motor 6 cilindros. Em 1937 foi apresentado o 328 Mille Miglia, feito especificamente para participar e vencer a famosa corrida de longa duração em 1940. Tinha desenho revisto e aerodinâmica muito apurada para a época. Com um motor de 80 cv, era capaz de chegar a 177 km/h. Este incrível automóvel ditou as principais regras para os esportivos alemães: leveza e precisão.

 

BMW 328 Mille Miglia

BMW 328 Mille Miglia

 

Depois da Segunda Guerra Mundial, toda a tecnologia trazida pela BMW passou para a inglesa Bristol, como forma de pagamento pelo auxílio no pós-guerra. Com este empurrão, a empresa britânica fez alguns testes aerodinâmicos interessantes para sedãs, sempre utilizando a base do projeto da BMW. No entanto, ao mesmo tempo que a fabricante alemã se recuperava para se tornar a gigante que é hoje, a inglesa perdeu espaço para contratos do governo que beneficiaram o setor aéreo e a sua produção definhou.

O 328 tornou-se um ícone dos esportivos, pois trouxe desempenho e modernidade, deixando os rivais ingleses da época defasados instantaneamente. Num tempo em que o foco não era o tamanho do motor, a BMW ensinou, usando a mesma receita, como fazer um carro melhor, mais moderno e mais rápido.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: