Skip to content

Clássico da semana: Ford Sierra RS Cosworth

19/02/2013
Ford Sierra RS Cosworth

Ford Sierra RS Cosworth

 

A Ford impressionou o público ao lançar, em 1982, o aerodinâmico Sierra, que substituiria o best seller e convencional Cortina. Apenas 3 anos depois desse já bem sucedido lançamento, surgia um dos carros mais fantásticos e adorados de todos os tempos: a versão RS Cosworth, que alcançava 233 km/h.

Produzido inicialmente com cinco portas, o Sierra teve também um modelo sedan 4 portas e um 3 portas, que serviu de base para o XR4i, produzido entre 1983 e 1985. Era facilmente identificado pelo seu aerofólio traseiro e vinha equipado com um motor V6 de 2.8 litros. O RS Cosworth lançado em 1986 , no entanto, era um carro muito mais potente. As diferenças estéticas eram notadas facilmente, como o enorme aerofólio traseiro, as entradas de ar no capô, as rodas de liga leve com desenho exclusivo e as faixas decorativas na lateral.

 

Ford Sierra XR4i

Ford Sierra XR4i

 

Ford Sierra RS Cosworth

Ford Sierra RS Cosworth

 

Apesar das novidades no exterior, a principal diferença estava debaixo do capô. A associação da Ford com a Cosworth começou em 1960 e gerou muitos frutos. O Sierra RS Cosworth tinha um motor 4 cilindros turbo de 1993 cilindradas com 204 cv. O que já parecia muito, ainda tinha sobras. O carro de rally chegava a 300cv e o do Grupo A chegava a absurdos 340 cv.

Com produção de 5500 unidades, o Sierra mostrava uma estabilidade de dar inveja. Esse ingrediente era até mais importante do que o motor, transformando o carro em um monstro nas curvas. Em 1987 foi apresentada uma versão ainda mais poderosa. O RS500 teve apenas 500 unidades fabricadas para homologação, tinha um aerofólio ainda maior na traseira e entradas de ar extras na dianteira, para ajudar na refrigeração do motor, que tinha potência elevada para 224 cv na versão de rua e mais de 500 cv nas versões de competição.

 

Ford Sierra de Rally

Ford Sierra de Rally

 

Com velocidade máxima de 248 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos, o Sierra RS500 teve bastante sucesso em competições. Conquistou para a Ford o Mundial de Turismo em 1987, o Europeu de Turismo em 1988 e uma série de outros eventos ao redor do mundo. Esse carro certamente mexe com as emoções de quem viveu os anos 1980, pois tinha visual agressivo e performance digna de supercarro. Tudo isso em um pacote hatchback.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: