Skip to content

Clássico da semana: Citroën Ami

27/02/2013
Citroen Ami

Citroen Ami

 

No final dos anos 1950, a Citroën tinha uma lacuna em sua linha de produção, entre o moderno DS e o rústico 2CV. A solução adotada foi criar um novo carro baseado na mecânica do 2CV mas com uma carroceria totalmente nova, mais espaçosa, que teve intenções de lembrar a estética do revolucionário DS. No entanto, os designers falharam absurdamente, pois o Ami foi considerado um dos carros mais feios já criados.

A estranheza visual surgiu na tentativa de se traduzir uma linguagem estética mais formal, presente em outros tipos de carros. O DS tinha uma geometria baixa, aerodinâmica e opulenta. O Ami era desproporcional, alto, estreito e com visual utilitário. A janela traseira, que adicionou mais um elemento visual esquisito era, na verdade, necessária para proporcionar à cabine comprimento suficiente para que o carro fizesse parte da categoria dos médios.

 

Citroen Ami

Citroen Ami

 

Apesar de todas as estranhezas de seu desenho, o Ami parecia ter algo a mais. Em 1966 ele se tornou o carro Francês mais vendido, até por que ele não caiu no gosto de mais nenhum povo. Curiosamente, ele nunca recebeu o emblema da Citroën, talvez por que nenhuma outra montadora seria capaz de fabricar algo assim, ou por que a combinação de superfícies e linhas de seu desenho não deixaram espaço para que a marca fosse aplicada. No final da vida, o Ami recebeu o motor boxer de 4 cilindros do modelo seguinte, o GS, o que proporcionou a velocidade máxima de quase 160 km/h, assustadora para um carro com essa estrutura.

Analisando com mais cautela, são justamente as estranhezas do Ami que fazem dele um carro diferenciado e digno de admiração. É maravilhoso imaginar que em certas épocas a estética poderia variar tanto de um país para outro, sendo muito característica de acordo com o local de fabricação do automóvel. O Ami é um ótimo exemplo de que antigamente as empresas podiam se dar ao luxo de explorar amplamente a identidade visual local.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: