Skip to content

Clássico da semana: Ferrari 225 Sport Berlinetta

12/03/2013
Ferrari 225 Sport Berlinetta

Ferrari 225 Sport Berlinetta

 

A maior parte dos últimos clássicos postados aqui no blog foi de carros estranhos, incomuns, desconhecidos ou feios. Mas hoje será diferente. Nada pode ser feio ou estranho em uma Ferrari Berlinetta dos anos 1950. Nada mesmo!

Esta máquina italiana não só foi uma das primeiras Berlinettas feitas pela marca, como está entre os primeiros carros de corrida fabricados pela hoje famosa fábrica de Maranello, que fabricou apenas carros de rua nos cinco anos anteriores. Naquela época, era difícil não associar a Ferrari às competições, que se tornou especialista em motores V12 de baixa cilindrada. Primeiro veio a 125S, com 1500 cc em seu V12, depois veio a 166MM e em seguida a 212. A 225 Sport veio em 1952, com um motor 2.7 litros, considerado até grande para os padrões da marca, e é considerado o elo entre os primórdios da marca e a legendária linhagem das 250.

 

Ferrari 225 Sport Berlinetta

Ferrari 225 Sport Berlinetta

 

A inovação mais importante que este modelo trouxe foi o chassi tuboscocca, que permitia a montagem dos painéis da carroceria sobre um “esqueleto”, o que ajudava na rigidez sem comprometer o baixo peso, fundamental para o sucesso do modelo nas corridas. Além de vencer o GP de Cuba de 1952, a 225 Sport Berlinetta conseguiu resultados expressivos em provas importantes como a Targa Florio, a Mille Miglia e outros GPs da década de 1950.

O fabuloso desenho da Ferrari foi feito pela Carrozzeria Vignale. Construídas à mão de forma artesanal, nenhum carro fabricado pela Vignale era igual a outro, e isso se confirmava nas 6 unidades da 225 Sport. Isso pode parecer falta de controle de qualidade atualmente, mas na verdade isso faz desse carro ainda mais especial, raro e desejado por colecionadores. Durante o projeto da Berlinetta, surgiu um novo talento das pranchetas, Giovanni Michelotti, que mais tarde ficou famoso por criar a grade frontal oval que caracterizou a Ferrari durante anos.

O que dizer de um clássico tão especial como esse. A Ferrari 225 Sport Berlinetta faz jus ao nome e à história da marca. Motor V12, carroceria curta e esportiva, desenho elegante e personalidade construída nas pistas. Com apenas 6 unidades construídas artesanalmente, é difícil achar algo melhor.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: