Skip to content

Clássico da semana: Land Rover

02/04/2013
Land Rover Series I

Land Rover Series I

 

A marca Land Rover é sinônimo de luxo, refinamento e qualidade. Mas acima de todos esses atributos, está uma característica que acompanha a marca desde o começo: a robustez. O couro e os equipamentos de conforto que inundam o interior destes SUVs ingleses atualmente só são bem vindos por que a valentia deles no fora de estrada nunca foi esquecida. Essa famosa valentia foi apresentada em 1948, no Land Rover Series I.

O modelo, claramente inspirado no Jeep Willys, foi pensado inicialmente para o uso rural e industrial leve. Os principais diferenciais em relação ao modelo que o inspirou eram o interior menos espartano e uma utilização mais ampla. Uma das metas na fabricação era utilizar o máximo de peças dos carros da Rover, já que a carroceria era basicamente reta, com curvas simples nas extremidades, reduzindo bastante o custo da produção.

 

Land Rover Series I

Land Rover Series I

 

O Series I tinha um motor 1.6 a gasolina com apenas 50 cv, mas era suficiente para a proposta do pequeno carro, com apenas 2 metros de entre eixos e transmissão de quatro marchas. A tração era nas quatro rodas, proporcionando uma capacidade notável de transpor obstáculos. Apesar do maior refinamento em relação ao Jeep, o carro era extremamente básico. As partes superiores das portas e o teto (de metal ou tecido) eram opcionais. Os painéis da carroceria eram rústicos e sem muito refinamento estético, mas eram feitos de alumínio, ajudando na redução do peso final do veículo.

Apenas 3 anos após o lançamento do Series I, ele já vendia o dobro de unidades dos carros da Rover. Tinha mecânica praticamente inquebrável, funcionalidade excelente e estava anos luz à frente dos rivais. Na época, o carro foi usado pela polícia, pelo governo e pelos militares, no Reino Unido e em várias partes do mundo. Assim a Land Rover ganhou a fama de robustez que tem até hoje.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: