Skip to content

Personagem da semana: Léon Levavasseur

04/04/2013
Léon Levavasseur

Léon Levavasseur

 

Todo fã de carros que se preze tem uma queda especial pelos esportivos, especialmente os equipados com motores V8. Alguns amam o torque abundante e outros veneram o inconfundível som borbulhante. É inegável que motores com esta configuração despertam mais atenção daqueles que gostam de um bom carro.

O personagem de hoje deveria ser elevado ao mais alto grau de idolatria pelos automaníacos puristas, pois ele inventou o tão amado motor V8. Léon Levavasseur era inventor, projetista de aviões e engenheiro de motores. Começou sua vida de estudante nas artes, mas logo surgiu o interesse pela engenharia, especialmente por motores à gasolina. Boa motivação para quem pensa em mudar de área, já que é difícil imaginar nossas vidas sem um V8.

Sua carreira como engenheiro começou na empresa francesa de motores Antoinette, que Léon ajudou a fundar em 1902. Nesse mesmo ano, ele patenteou o primeiro motor V8 da história. Seu argumento com esta configuração era uma necessidade cada vez maior de motores potentes e pequenos para impulsionar aviões. Em 1904, os motores de sua empresa equiparam inúmeros barcos de corrida vencedores. Seus projetos foram bastante variados, com as configurações dos propulsores chegando a 32 cilindros.

 

Motor V8 da Antoinette equipando um avião

Motor V8 da Antoinette equipando um avião da época

 

Ainda trabalhando na Antoinette, Levavasseur recebeu o pedido de um motor de alguém bastante familiar aos brasileiros: Santos Dumont. Depois de ver os barcos equipados com os motores incríveis do francês, o nosso “pai da aviação” decidiu usar um desses propulsores para sua própria tentativa de alçar vôo. O motor usado era um V8 (claro!) com 50 cv e apenas 86kg, incluindo a água do radiador. Essa relação peso/potência foi imbatível durante 25 anos e todos nós sabemos o que aconteceu com o famoso avião 14-bis.

Depois de deixar a sua empresa, Léon continuou trabalhando como inventor e engenheiro na área da aviação, ganhando até prêmios por suas criações. Mas como nem tudo é justo no mundo, ele morreu pobre em 1922. O motor V8 certamente é sua invenção mais famosa, mas não foi a única de grande importância. É dele também o sistema de resfriamento de motores com o uso de um radiador e a injeção direta de combustível. O primeiro é usado por praticamente todos os automóveis do mundo atualmente e o segundo sistema ainda é considerado inovador, sendo usado por alguns carros modernos, como Mercedes e Porsches. É incrível imaginar que as invenções de Léon Levavasseur com mais de 100 anos de criação continuam sendo usadas de forma muito ampla hoje em dia!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: