Clássico da semana: Lancia Stratos
Apresentado em 1971 como protótipo, entrou em produção em 1972 e foram construídos cerca de 500 unidades apenas. Como um carro com produção tão pequena é um clássico? A resposta é simples: campeonatos de rally. Na versão de rua, chamada Stradale, seu motor era um 2.4 V6 de 190 cv, capaz de levar o carro até 100 km/h em apenas 5 segundos e uma velocidade máxima de cerca de 240 km/h. Esses números foram possíveis graças ao baixo peso do carro, que era também pequeno, menor que um Volkswagem Gol.
No rally sua história é bem mais conhecida, pois foi vencedor dos campeonatos de 1974, 1975 e 1976. Sua potência normal era de 280 cv, mas chegou a incríveis 560 cv no assustador e fantástico (infelizmente extinto) “group 5” do rally. Apreciar as imagens e vídeos é obrigatório para quem gosta de esportivos e carros de rally. Quem já era fã do Stratos pode comemorar, pois existe uma nova versão, cuja base foi a Ferrari F430.