Skip to content

Clássico da semana: Audi Quattro

09/08/2011
Audi Ur-Quattro (ur significa "original" em alemão)

Audi Ur-Quattro (ur significa "original" em alemão)

O Audi Quattro foi apresentado pela primeira vez em 1980 e seu nome já denunciava sua principal característica: a tração nas quatro rodas. Como esse avanço, a Audi venceu provas e campeonatos de rally, numa época em que as outras montadoras ainda não tinham carros com essa tecnologia.

O modelo de rua tinha um motor 2.1 litros e 5 cilindros que desenvolvia 197 cv, o que era suficiente para levar o Quattro até 100 km/h em 7 segundos e a uma velocidade máxima de 220 km/h. Seu desenho era bastante característico, com linhas retas, faróis duplos e colunas traseira triangulares. Era tradicional e alemão sem ser monótono e sem personalidade.

Audi Quattro de 1989

Audi Quattro de 1989

Audi Sport Quattro

Audi Sport Quattro

Foi o primeiro carro do mundo a combinar tração nas quatro rodas e motor turbo, fato que possibilitou muitos triunfos no rally. Suas versões de competição foram A1, A2 e S1. Esta última baseada no Audi Sport Quattro, um modelo com chassi encurtado, para melhorar a estabilidade, especialmente em percursos travados. Os últimos S1, de 1986, são os carros de rally mais potentes que já existiram, alcançando quase 600 cv e atingindo 100 km/h em 3 segundos.

Apesar de ser um carro com pouco mais de 30 anos de lançamento, já é considerado um clássico, pois combina design marcante, desempenho exemplar dentro e fora das pistas e uma enorme legião de fãs ao redor do mundo.

Audi Sport Quattro S1

Audi Sport Quattro S1

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: