Skip to content

Personagem da semana: Edoardo Weber

14/12/2012
Edoardo Weber

Edoardo Weber

 

A paixão de muitas pessoas pela mecânica de automóveis e a modificação de motores para melhora de rendimento e culpa desde cara. Seu sobrenome soa familiar para quem gosta de carros, especialmente os carburados. Edoardo Weber nasceu na Itália em 1889, se formou em engenharia mecânica e em 1914 começou a trabalhar para a Fiat, primeiro na fábrica de Turim e depois em um revendedor de Bolonha.

Depois da Primeira Guerra Mundial, com a alta dos preços da gasolina, ele atingiu um relativo sucesso vendendo kits para converter caminhões para o uso de querosene. O ano era 1923 e acabava de ser estabelecida a empresa Fabbrica Italiana Carburatori Weber, fabricando kits de conversão para Fiats. Nasciam os famoso carburadores Weber. Ele se tornou pioneiro em carburadores de corpo duplo com dois estágios, cada um com um tamanho de borboleta, a menor para baixas velocidades e a maior para otimizar o rendimento em altas velocidades.

 

4 Carburadores Weber em um V8

4 Carburadores Weber em um V8

 

Nos anos 1930, os carburadores Weber começaram a equipar carros de corrida. Os modelos possuíam corpo duplo de mesmo tamanho. Desta forma, cada cilindro tinha sua própria câmara. Com esse arranjo, era instalado um carburador para cada dois cilindros. Carros da Maserati e Alfa Romeo receberam com sucesso o equipamento. Com sua morte em 1945, a Fiat invevitavelmente passou a ter controle sobre a empresa a partir de 1952. Nesse momento, os carburadores eram fabricados para carros de rua e de corrida e equipavam motores de diversas montadoras, tais como Abarth, Aston Martin, Alfa Romeo, BMW, Chrysler, Ferrari, Volkswagen, Ford, Lamborghini, Fiat, Lotus, Maserati, Lancia, Morgan, Renault, Porsche e Triumph.

Apesar da substituição de carburadores pela injeção eletrônica hoje em dia, os Weber ainda são amplamente ulitilizados por colecionadores, donos de carros antigos, preparados e corridas de carros clássicos. Sua distribuição pelo mundo é grande e seu sucesso é fruto do pioneirismo de Edoardo e da alta qualidade que seus carburadores possuem.

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Suely Weber permalink
    25/02/2013 00:03

    Fiquei muito emocionada ao ver esta homenagem à Edoardo Weber, ele era meu tio-avô, irmão do meu avô por parte de pai. Realmente, foi um homem brilhante! Parabéns pelo artigo!
    Um abraço, Suely Weber.

    • 25/02/2013 10:44

      Oi Suely,
      é sempre um prazer homenagear pessoas incríveis e receber elogios como o seu.
      Muito obrigado pela visita e por compartilhar sua emoção conosco.
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: